Nesta segunda feira, dia 24 de julho, Piraquara recebeu prefeitos e gestores de diferentes municípios para mais uma rodada de oficinas, realizada pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, sobre o Projeto de Modernização Tributária para o Desenvolvimento Local – PMAT e Indicadores e Marco Lógico. As formações foram realizadas durante todo o dia no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza.

Um dos principais palestrantes foi o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart. Ele explanou sobre como os municípios podem enfrentar a crise sem que comprometam os investimentos. “Precisamos ser criativos, manter o foco e colocar em prática projetos que visam otimizar a gestão pública”, destacou. Na ocasião, o ex-prefeito, que terminou o mandato com 94% de aprovação (o maior índice do Brasil) apresentou algumas experiências bem sucedidas em Pinhais.

O Prefeito de Piraquara, Marquinhos Tesserolli, destacou o incentivo da FNP aos municípios e disse que é importante buscar bons exemplos. “Nós sabemos que precisamos equilibrar as nossas despesas com a arrecadação, mas não é simplesmente aumentando impostos que faremos isso. É preciso modernizar a gestão tributária e para isso surgem ferramentas como o PMAT, por exemplo, apresentado aqui hoje com todo o suporte da FNP”, ressaltou.

Prefeitos aprovam a iniciativa

O Prefeito de Fazenda Rio Grande e também Presidente da ASSOMEC, Márcio Wosniak, falou da importância dos gestores buscarem novas ideias e o aperfeiçoamento. “Formações como essa, proposta pela FNP, são muito importantes para nós que conduzimos as cidades. Através desses encontros e da troca de experiências, juntos conseguiremos buscar melhorias e projetos para os nossos municípios”, ressaltou.

Já o Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, viajou mais de 450 quilômetros para participar do encontro e ressaltou a troca de experiências. “É muito importante esse tipo de encontro, onde estamos levando experiências de outros prefeitos e buscando ideias para arrecadar mais e aplicar melhor os nossos recursos em benefício da população das nossas cidades”, destacou.