O Brasil é o quarto país do mundo em população total de animais de estimação (132 milhões) e o segundo no ranking da produção de alimentos para o mercado pet. O levantamento da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) calcula ainda que habitam em solo nacional 52 milhões de cães, 38 milhões de aves, 22 milhões de gatos, 18 milhões de peixes e 2 milhões de outros animais como, por exemplo, coelhos, hamsters, porquinhos-da-índia e répteis. A pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que quase 45% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um cachorro, o que representa que existem mais cães dentro das casas do que crianças.

Os dados relacionados a este universo demonstram o imenso potencial do setor para a economia brasileira. Além disso, estima-se que 63% dos donos de pets os consideram como membros da família, inserindo gastos relacionados aos animais no orçamento usual doméstico. “Esta crescente ‘humanização’ dos animais de companhia resulta em novos hábitos de consumo que exigem uma evolução constante da área veterinária, bem como da cadeia de produtos e serviços para bichos de estimação, principalmente os relacionados à saúde e bem-estar”, explica Dilso Bloot, organizador do Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias 2017, que, em sua quarta edição, apresenta as principais novidades do setor até quinta-feira (27 de julho), no Expotrade, em Pinhais.

Simultaneamente, acontece a Pet Fair MedVep 2017, maior feira do segmento Veterinário do País, com mais de 180 expositores representando as principais empresas do setor, como laboratórios, fabricantes de ração, empresas de móveis, equipamentos, acessórios, softwares, livrarias e capacitação. Os organizadores estimam a participação de mais de 12 mil pessoas, entre congressistas e visitantes.

Destinado exclusivamente a veterinários, estudantes, proprietários e profissionais de pets shop, distribuidores, lojistas, representantes das áreas e interessados no universo pet, o IV Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias tem por objetivo discutir a saúde do animal de estimação, compartilhar conhecimentos e debater assuntos polêmicos. A programação científica contém 500 palestras ministradas por cerca de 200 renomados especialistas nacionais e internacionais, que abordarão temas relacionais a diversas áreas e especialidades da Medicina Veterinária, como oftalmologia, neurologia, infectologia, cardiologia, oncologia, dermatologia e ortopedia, além de assuntos voltados a acupuntura, homeopatia, nutrição, bem-estar, comportamento, fisioterapia, medicina veterinária legal e direitos dos animais.

Serviço
Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias 2017 e Pet Fair MedVep 2017
Data: 24 a 27 de julho
Local: Expotrade – Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454
Mais informações: (41) 3039-1100, ou www.congressomedvep2017.com.br