O Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal receberá, a partir de segunda-feira (14/5), o 26º grupo de classificados em concurso público para o trabalho. – Foto: Daniel Castellano / SMCS (arquivo)

O Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal receberá, a partir de segunda-feira (14/5), o 26º grupo de classificados em concurso público para o trabalho. São 60 candidatos que passaram no concurso, foram chamados pelo prefeito Rafael Greca e agora terão de demonstrar, por meio de exames ainda mais rigorosos, que estão aptos para atuar nas ruas e nos equipamentos públicos.

O curso vai até meados de setembro, quando eles terão passado por 740 horas-aula teóricas e práticas e provas ao fim de cada módulo. Os conteúdos abrangem 220 horas de Cultura Jurídica e 520 horas de Técnicas e Procedimentos Operacionais. Entre eles estão disciplinas do Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Penal Processual), Antropologia, Sociologia e Direitos Humanos.

Os guardas também terão explicações sobre funções e atribuições no trabalho e aulas de tiro. A nota mínima exigida em cada área é 7 e, caso não atingida, implica na eliminação do candidato.

Futuros guardas

A maioria dos aprovados é do sexo masculino e tem de 22 a 53 anos. As mulheres são três, de 33 e 38 anos. Apesar de não ser exigência do concurso, em geral os classificados têm nível de formação superior.

Os futuros agentes municipais de segurança são os primeiros a passar pelo treinamento desde 2014, quando 20 aprovados se submeteram ao processo. Como resultado do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais, que envolve corporações de outras nove cidades da Região Metropolitana, eles terão a companhia de 14 servidores de Mandirituba, Fazenda Rio Grande e Quatro Barras, além de Mauá da Serra, perto de Londrina, Norte do Estado.

O grupo também vai inaugurar o espaço próprio de treinamento da corporação, no bairro CIC. Até então, para a fase seletiva dos concursos de recrutamento, a Guarda Municipal usava os espaços de eventos do Parque Barigui, além de instalações das polícias Civil e Militar.

COMPARTILHE