Animais de tutores da Regional CIC são os próximos beneficiados pelas avaliações clínicas gratuitas.
Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Animais de tutores da Regional CIC são os próximos beneficiados pelas avaliações clínicas gratuitas, promovidas pela Prefeitura de Curitiba. Os atendimentos começam a partir de terça-feira (28/8) na Rua Emílio Romani, 2637, ao lado do Armazém da Família. A ação é feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os residentes do curso de Medicina Veterinária da UFPR, orientados por seus professores e por veterinários da Rede de Proteção Animal, fazem exames clínicos básicos, vacinação, administração de vermífugos, antipulgas e sarnicidas, e cadastro para o Programa Municipal de Castração Gratuita. Além da estrutura, a Prefeitura cede os insumos e materiais utilizados.

A unidade móvel da Prefeitura que foi adaptada para os atendimentos fica no local até a sexta-feira (31/8), das 9h às 15h. A prioridade será para os animais de famílias cadastradas em programas sociais e há limite de atendimentos por dia, com distribuição de senhas na hora.

Na primeira ação na Rua da Cidadania do Tatuquara, no começo de agosto, foram atendidos 388 animais – 305 cães e 83 gatos. Até esta sexta-feira (24/8), a equipe está atendendo na Vila 29 de Outubro, também na Regional Tatuquara.

Preparação para castração

As avaliações clínicas têm como objetivo consolidar e integrar as ações da Rede de Proteção Animal do município, segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo. “É fundamental que os animais estejam em boas condições de saúde quando forem inscritos e tiverem as suas cirurgias agendadas no Programa de Castração Gratuita”, disse Evaristo.

O castramóvel estará na Regional CIC, novamente, entre os dias 17 de 22 de setembro, na Praça Central da Vila Verde (Rua Ney Pacheco, esquina com a Rua Jornalista Rubens Ávila).

Agenda

Os próximos atendimentos estão previstos para a regional Matriz, de 11 a 14 de setembro. Na Regional Portão o castramóvel estará de 18 a 21 de setembro.


Serviço: atendimento ambulatorial gratuito para cães e gatos – Regional CIC
Data: de terça (28/8) a sexta-feira (31/8)
Horário: das 9h às 15h
Local: Rua Emílio Romani, 2637 – CIC (ao lado do Armazém da Família).

* Há limite de atendimentos por dia. Serão distribuídas senhas na hora.