Crédito: Miguel Locatelli/Site Oficial

Com a defesa segura e o ataque inspirado, o Atlético-PR goleou o América-MG por 4 a 0 na tarde deste sábado, na Arena da Baixada, pela 28ª rodada do Brasileirão. O quarteto ofensivo marcou um gol cada, com Marcelo Cirino e Raphael Veiga no primeiro tempo e Nikão e Pablo no segundo. Com isso, o Furacão conquistou a 10ª vitória seguida dentro de casa e manteve vivo o sonho de conquistar uma vaga na Libertadores através do Brasileirão. Já o América-MG, que até deu certo trabalho na etapa inicial, mas que sumiu no segundo tempo, estaciona na parte de baixo da tabela, ainda ameaçado pelo Z-4.

O Atlético-PR sobe para nono, com 36 pontos – ele pode perder uma posição se o Fluminense vencer o Paraná na segunda-feira. Já o América-MG estaciona em 13°, com 32 pontos – ele corre risco de ser ultrapassado por Bahia, Ceará e Vasco no complemento da rodada.

Primeiro tempo

O Atlético-PR conseguiu um gol relâmpago que moldou como seria o primeiro tempo. Nikão cruzou da esquerda, e Marcelo Cirino apareceu em velocidade do lado oposto para completar para o gol. A partir daí, o América-MG – que provavelmente adotaria uma postura mais cautelosa – passou a controlar o jogo. Mas, sem espaço, os visitantes só arriscavam de longe. Apesar do ritmo mais cadenciado, o Furacão era mais perigoso quando atacava. Tanto que, aos 40, Diego Ferreira tocou, e Raphael Veiga tirou a marcação para bater cruzado e ampliar antes do intervalo – 2 a 0.

Segundo tempo

O gol no final do primeiro tempo parece ter desanimado a equipe visitante. O Atlético-PR administrou o jogo no segundo tempo e, apesar disso, ainda ampliou. Bruno Guimarães lançou, e Nikão tocou na saída de João Ricardo para fazer 3 a 0. Depois, Renan Lodi cruzou, e Pablo apareceu livre na pequena área para marcar o 11° gol dele no Brasileirão – ele só fica atrás do santista Gabigol, que tem 13 gols. O América-MG praticamente não ameaçou o goleiro Santos na etapa final, e o Furacão garantiu sua 10ª vitória seguida dentro da Baixada sem sustos.

 

COMPARTILHE