Prefeitura municipal de Curitiba

O prefeito Rafael Greca assinou, nesta quarta-feira (19/12), a ordem de serviço para a implantação dos painéis solares no telhado do Palácio 29 de Março, sede da administração municipal. A solenidade aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura e contou com a participação da governadora Cida Borghetti.

Com o documento, a empresa Quantum Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório, fica autorizada a iniciar as obras. Os trabalhos devem começar em janeiro, com previsão de conclusão para o mês de março. O valor máximo do contrato é de R$ 552.374,11.

Os recursos são provenientes do Programa de Eficiência Energética da Copel Distribuição, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O dinheiro também será investido na substituição das lâmpadas atuais por lâmpadas de LED e em um sistema de monitoramento.

O Sistema de Geração Elétrica a partir de fonte solar – Sistema Fotovoltaico no Palácio 29 de Março terá investimentos totais de R$ 997.277,14. Somadas, a substituição das lâmpadas e a geração fotovoltaica devem reduzir em aproximadamente 50% o consumo de energia do Palácio 29 de Março.

“É apenas o início do Centro Cívico Solar, queremos todos os palácios autossuficientes em energia, além dos terminais de ônibus”, disse o prefeito.