O Smart City Expo Curitiba 2019, que ocorreu nos dias 21 e 22 de março, no Expo Barigui, recebeu 6,7 mil visitantes, um crescimento de 25% em relação ao público de 5,4 mil pessoas que visitou a exposição e participou das conferências no ano passado. “Os olhos do mundo estiveram voltados para a nossa capital nos dois dias do Smarty City Expo, que teve debates sobre inovação urbana e apresentou soluções para o futuro das cidades”, comemora o prefeito Rafael Greca, que foi um dos palestrantes da segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo.

“O fórum da capital paranaense foi um sucesso em todos os sentidos”, salienta Roberto Marcelino, diretor da iCtities, empresa da capital que organizou o evento no Expo Barigui. Segundo ele, a participação dos congressistas e dos expositores foi à altura da segunda edição do fórum em Curitiba, que se consolida no seleto grupo de smart cities sede de um evento chancelado pela Fira Barcelona. O fórum internacional já foi realizado em cidades como Kyoto (Japão), Puebla (México), Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia) e Buenos Aires (Argentina).

Para Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão responsável pela política de inovação da capital, o recorde de público no Smart City Expo Curitiba é um estímulo para que novas ações sejam desenvolvidas por todo o ecossistema durante 2019. “O Vale do Pinhão está avançando ainda mais no incentivo à tecnologia, à educação e à capacitação voltada à cultura da inovação, à revitalização de regiões da capital e ao incentivo à eficiência em todas as áreas da administração municipal”, acrescenta ela.

Smart Plaza

Durante os dois dias do Smart City Expo Curitiba 2019, as inovações desenvolvidas em Curitiba chamaram a atenção de quem visitou a exposição e participou do congresso. No Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da capital na área de feira do evento, foram mostradas as soluções e produtos de 70 startups que fazem parte do ecossistema de inovação da cidade, bem como ações do município para melhorar o dia a dia da população.

Iniciativas da Prefeitura como os aplicativos Saúde Já e Curitiba APP, os Faróis do Saber e Inovação, o programa Nota Curitibana e o Worktiba Barigui foram destaques no fórum internacional.

Na área de congresso do Smart City Expo Curitiba, 85 especialistas de todo o mundo apresentaram propostas para cidades inteligentes. Nomes como Brooks Rainwater, membro da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos, e o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, debateram no fórum internacional temas relacionados como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.

O Smart City Expo Curitiba 2019 foi organizado pelo iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão. O evento brasileiro é chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona.