O furacão Dorian, que está na categoria 4, continua ganhando força e na manhã deste sábado (31) se aproxima do noroeste das Bahamas a caminho da costa leste da Flórida, nos Estados Unidos. A previsão dos meteorologistas é de que ele chegue na ilha no domingo de manhã.

“As coisas vão piorar à medida que se espera que os ventos da força do furacão sigam”, disse Basil Dean, vice-diretor do Departamento de Meteorologia das Bahamas, à CNN neste sábado (31).

De acordo com o último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC), o furacão se movimenta lentamente com ventos de 215 km/h no leste de West Palm Beach, na Flórida, e 645 km/h ao leste das Bahamas.

O estado da Flórida inteiro está sob declaração de emergência. O governador Ron DeSantis convocou 2.500 tropas da Guarda Nacional e outras 1.500 estarão de prontidão.

A previsão é de que o furacão cresça à medida que seu avanço se torna mais lento nas águas quentes perto da costa, e chegue à terra no fim de segunda (2) ou no começo da terça (3).

Os ventos, no entanto, podem ser sentidos mais cedo na Flórida, já no sábado (31) à tarde.